CyberDog, o cão robótico da Xiaomi

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Fabricante continua a estender a sua esfera de influência e anuncia agora o CyberDog, um quadrupede robotizado que pode ser usado para diversas finalidades. Inicialmente, serão produzidas apenas mil unidades

Xiaomi anunciou que pretende construir mil unidades de um cão robotizado, semelhante ao popular Spot da Boston Dynamics, para as distribuir por programadores e investigadores. O objetivo é usar ferramentas de código aberto para criar aplicações que permitam usar o CyberDog para diversas finalidades. O quadrupede robotizado serve ainda para a Xiaomi demonstrar o conhecimento das suas equipas de engenharia e alguns componentes proprietários, como os servo-motores.

O ‘cérebro’ deste robô é um Jetson Xavier NX da Nvidia, conhecido por ser o supercomputador com Inteligência Artificial mais pequeno do mundo e há 11 sensores, incluindo tátil e de temperatura, câmaras, GPS e outros que permitem ‘interpretar’ os inputs do exterior. O CyberDog vai ser capaz de seguir o utilizador, circular evitando obstáculos, identificar a postura e o rosto de humanos e seguir indivíduos dentro de um grupo, noticia o Engadget. O robô é capaz de andar a 3,2 metros por segundo, pesa apenas três quilos e tem três portas USB Tipo-C e uma ligação HDMI.

Ao contrário do Spot, a Xiaomi está a colocar as primeiras unidades do CyberDog a um preço bastante reduzido, de cerca de 1500 dólares, embora não se saiba ainda se este será o valor pedido por cada robô quando os lançar de forma massiva (se tal se vier a verificar).  Nesta fase, o público-alvo são “fãs da Xiaomi, engenheiros e entusiastas da robótica para explorar em conjunto as imensas possibilidades do CyberDog”.  A empresa irá marcar presença na comunidade open-source que espera que venha a gravitar em torno deste robô e os planos incluem construir um laboratório de robótica também.

O Spot, da Boston Dynamics, começou a ser comercializado no ano passado com um preço recomendado a rondar os 75 mil dólares e já está a ser usado para diversos fins, como procurar minas, conectar com pacientes remotamente ou atividades policiais ou militares.