Sete cuidados que você deveria começar a ter com seu PC

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Com algumas dicas essenciais, o usuário pode assegurar a segurança do computador e aumentar o seu desempenho. Os cuidados ainda podem estender a vida útil do aparelho.

Para conservar o PC e garantir que o seu desempenho seja otimizado, os usuários podem e devem manter alguns hábitos de conservação. São cuidados simples, como a limpeza do eletrônico, mas que podem fazer muita diferença no dia a dia do equipamento. Além de melhorar o funcionamento do aparelho, ter zelo por ele pode, inclusive, pode aumentar a sua vida útil.

1. Limpe-o corretamente

A limpeza do computador é importante, não só no sentido higiênico, mas para manter o bom funcionamento do computador.

O acúmulo de poeira e detritos no gabinete pode gerar superaquecimento dos componentes e resultar em perda de desempenho e diminuição da vida útil do computador. Acessórios como teclado e mouse também tendem a acumular sujeira, que, a longo prazo, pode atrapalhar o uso e inutilizar a peça.

Para o gabinete, o recomendado é limpar a peça com um soprador para expelir a poeira, insetos e outros detritos. O aspirador, por outro lado, é desaconselhado, uma vez que o contato do bico do aspirador pode gerar uma descarga estática e causar danos. É importante que os coolers, responsáveis por refrigerar a máquina, e que as entradas expostas, como o USB, tenham toda a sujeira retirada.

No caso do monitor, basta um pano ou toalha, secos ou levemente úmidos, para limpá-lo. O pano ou toalha também bastam para a maioria dos acessórios, mas no caso do teclado, pode ser necessário virá-lo de cabeça para baixo a fim de utilizar a gravidade para retirar a sujeira depositada embaixo das teclas.

2. Cuidado com líquidos

De modo geral, máquinas eletrônicas devem evitar o contato com líquidos. A regra vale tanto para o monitor quanto para o gabinete e acessórios, uma vez que a maioria das peças não possui proteção adequada contra o contato com líquidos.

Caso algum líquido venha a entrar em contato com o gabinete, desligue-o imediatamente. A fonte do líquido deve ser afastada do equipamento e, caso seja possível, procure secar o computador. O ideal é que o equipamento seja levado a uma assistência técnica na tentativa de salvar o eletrônico.

Vale mencionar que, caso o gabinete fique ao alcance de animais de estimação como cachorros, talvez seja necessário que o usuário providencie barreiras para que o animal não urine na peça.

3. Reinicie de vez em quando

Com computadores cada vez mais modernos, é comum que, ao finalizar as atividades, o computador seja deixado apenas em suspensão, mas mantendo a máquina ligada. Isso agiliza a inicialização do computador quando necessário. Contudo, o sistema operacional precisa de reinicializações periódicas. Essa ação serve para liberar a memória alocada no cacheda máquina e para correção de possíveis falhas.

Outro benefício de reinicializar a máquina após algum tempo ligado, é que atualizações de sistemas ou de drivers são instaladas e implementadas de forma completa, o que deve agilizar as atividades e a velocidade do computador.

4. Use um estabilizador de energia

Equipamento comum na casa de muitos brasileiros, o estabilizador tem a função de reduzir as variações de tensão da rede elétrica, como um filtro de linha. Ele também protege o computador contra picos de tensão causados por apagões e tempestades, que podem provocar mal funcionamento do eletrônico. Além disso, ele transforma a energia fornecida de tomadas 220 V em 110 V. Portanto, considere a compra de um, caso ainda não o tenha.

5. Faça backups periódicos

Se nenhuma das dicas anteriores for seguida, dados importantes do computador podem acabar sendo perdidos para sempre em função do desgaste ou da perda total do eletrônico. Há soluções que podem evitar parcialmente o prejuízo, principalmente no que diz respeito aos arquivos presentes no computador.

 6. Cuidado com superaquecimento

Um ponto importante que deve ser levado em consideração no uso do computador é quanto à sua temperatura. Há diversas ferramentas que podem monitorar a temperatura interna dos componentes, mas algumas atitudes podem evitar este fim para o eletrônico, a começar pelas saídas de fluxo de ar.

Todo gabinete tem aberturas que possibilitam que o ar circule, e a obstrução dessa abertura fará com que o ar quente permaneça dentro da máquina. Além disso, o excesso de poeira pode impedir que o sistema de arrefecimento do computador exerça seu papel, elevando a temperatura.

7. Organizar os cabos

Aqui a dica principal é organização. Cabos emaranhados e confusos podem não só ocupar espaço excessivo, como gerar acidentes. Fios de energia devem ficar longe da passagem de pessoas ou animais para evitar quedas deles ou mesmo do próprio computador. Além disso, o excesso de cabos pode gerar dores de cabeça na hora de fazer a manutenção.

O ideal é que os cabos em excesso sejam eliminados. Os fios necessários podem ser organizados com o auxílio de réguas de energia, organizados por cores ou com organizadores próprios para essa função.